Educação Financeira, aprenda para ensinar aos seus filhos

Quando crianças, dependemos do patrocínio dos nossos pais para estudar, nos vestir, sobreviver. Não seríamos capazes de nos tornar adultos sem esse apoio dos pais ou de alguém que nos cuidasse minimamente. Mas nem por isso paramos para pensar em como as coisas surgem em nossa vida.

Quando crianças, não sabemos como, mas a roupa aparece, assim como a comida na mesa, o dinheiro para os livros ou para o cinema.

Sabemos que a fonte do dinheiro são nossos pais e que, se lhes pedirmos dinheiro, eles nos darão na medida do possível, mas não fazemos a mínima ideia de como aquelas notas foram parar na carteira deles.

Quando somos crianças, é de se esperar que não tenhamos consciência sobre a origem do dinheiro ou como obtê-lo.

Mas, por incrível que pareça, há pessoas que pouco evoluem nesse aspecto, mesmo depois de se tornarem adultas.

Duas ausências serão severamente sentidas na vida adulta: o autoconhecimento e a falta de educação financeira. Essas duas dimensões do conhecimento estiveram ausentes na formação básica das pessoas.

Algumas pessoas só tomam real contato com o assunto finanças depois de se casar. Elas descobrem quantas contas têm que pagar e como se organizar nesse aspecto. Enquanto viviam com os pais, não tinham que “esquentar” com nada disso, é claro.

Tudo o que ganhavam era para gastar com elas mesmas, sem ter de se preocupar com a conta de energia, telefone, condomínio, água, IPTU.

Então, quando saem do ninho e montam a própria casa, vem a constatação: a vida é cara!

Se você tem filhos e gostaria de ajuda-los a não passar pelas dificuldades iniciais da vida adulta sem preparo, comece se preparando. Se você não está satisfeito com sua vida financeira, tem dificuldades nesta área, vai ter dificuldade de orientar seus filhos para que sejam bem sucedidos. Então, comece por você.

Um Coach que eu admiro diz que aquilo que eu não tenho é por causa daquilo que eu não sei, porque se eu soubesse eu já teria.

Procure um Coach Financeiro ou um Consultor Financeiro, procure vídeos no youtube, aprenda e ensine seus filhos. Aprenda mais sobre você. Nossa vida financeira reflete como nos vemos interiormente, reflete as dimensões identidade, capacidade e merecimento. Problemas na autoestima podem fazer alguém se ver inferiorizado, incapacitado e não merecedor. Isso gera processos de autosabotagem em relação as oportunidades.

Envolva-se com a busca de autoconhecimento.

Todos sairão ganhando, e muito. Uma vida financeira saudável traz saúde para o corpo e para as emoções.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 1 =

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://ednacassiano.com.br/wp-content/uploads/2016/12/woman.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}