Esteja Presente no Presente

Uma amiga contou certa vez que viajou com uma amiga em comum e estavam conhecendo uma praia numa manhã gostosa, estavam em grupo e caminhavam lado a lado. A primeira sentia a brisa do mar, estava absorvida por aquele momento, pela natureza e por compartilhar daquele momento com as pessoas e a principalmente com a amiga. Num determinado ponto ela fez um comentário sobre aquele lugar e percebeu que a amiga estava distante, ela comentou que estava pensando: “que pena que determinadas pessoas não estivessem ali”. Ela estava focada no que estava faltando e não estava apreciando o momento. A amiga que narrou a história contou que disse: “Que pena! Pensei que estivéssemos as duas aqui compartilhando esse momento.”

É só uma ilustração para o que eu quero propor como um ponto de observação para todos nós. Uma das muitas coisas que a meditação e a yoga, mais recentemente, me ensinaram, diz respeito ao valor de estar presente no presente.

Nós nos acostumamos a estar ligados ao passado e ansiosos em relação ao futuro e ficar pouco tempo naquilo que é o momento presente. Quando não temos consciência disso, costumamos sempre valorizar a falta. Como no caso da ilustração. Deixamos que nossa mente nos leve para os cenários que seriam os ideais ou que ela nos remeta a momentos do passado que foram muito aquém ou muito melhores que o atual. Fazemos comparações e idealizações o tempo todo. Com isso perdemos, muitas vezes, a oportunidade de construir concretamente, impressões e registros do momento presente.

Perceba o seguinte, ainda no caso da historinha que contei, as lembranças daquela manhã e daquela caminhada num dia bonito na companhia de um grupo bacana, naquela praia, para uma pessoa será de uma forma positiva, para outra de uma forma desconfortável, talvez, porque naquele momento ela estava sendo nostálgica, estava imaginando o que poderia ser se outras pessoas estivessem ali. Veja só, elas vão contar sobre aquele momento de forma diferente. A segunda, se contar para aqueles que faltaram na cena, pode fazê-los sentirem-se mal e tristes por se sentirem responsáveis pela melancolia da moça.

Enquanto que se ela tivesse desfrutado daquele momento, da beleza natural, do dom da vida e toda situação de lazer, poderia ficar ainda mais animada e motivada para repetir a experiência com os que não estavam ali, por algum motivo. Veja como a energia, a experiência impressa na pessoa, constrói novas possibilidades ou não, podendo até impedi-las.

Minha sugestão para você que está me acompanhando é: decida estar mais presente na sua vida. Ela é sua e só é real o que está acontecendo. Só temos o tempo presente. No passado por mais que você se lembre e relembre de situações, não poderá interferir em nada. Ele não existe mais. Em relação ao futuro você pode visualizá-lo, mas para alcança-lo precisará usar muito bem o tempo do AGORA, é nele que seu futuro está sendo criado. Então, dedique-se ao agora com prazer, aprenda a selecionar o que fazer agora, com vistas ao que deseja alcançar. Aquele será o alvo e é a partir dele que você vai definir o que é prioridade hoje. É no hoje que abraçamos, beijamos, conversamos, tocamos, brincamos, rimos, produzimos, atuamos.

Não deixe de desfrutar a presença de um amigo ou amiga, uma conversa gostosa que está acontecendo no agora ou um momento amoroso, não faça nenhuma atividade pessoal ou profissional de qualquer jeito, não deixe para amar depois, para rir depois, para brincar depois, aproveite conscientemente o seu agora. Se tiver problemas procure soluções agora, estar presente vai te ajudar a conhecer o cenário e saber o que fazer. Sua qualidade de vida agradecerá! Você vai viver muito melhor. Suas relações serão muito melhores.

Se você gostou do texto compartilhe. Você me ajuda no meu desejo de ajudar mais pessoas. Eu entrego esse conteúdo com muito carinho, desejando contribuir com o seu bem estar.

Fique bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://ednacassiano.com.br/wp-content/uploads/2016/12/woman.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}