Ganhar ou fazer dinheiro?

A falta de noção sobre a existência dos custos envolvidos em nossa própria manutenção é um sinal da ignorância sobre o que fazer para nos tornarmos financeiramente viáveis.

O fato é que realmente precisamos de um patrocinador, mas não alguém que nos dê dinheiro, como quando éramos crianças – e, sim, de alguém que compre nossa aptidão profissional, nosso produto ou serviço.

Adquirir consciência disso é um pouco mais difícil para nós, uma vez que á partir da nossa língua portuguesa usamos a expressão “ganhar dinheiro”.

Ganhar traz a implícita ideia de que alguém tem de nos dar.

Na língua inglesa, por exemplo, se diz “make money”, ou seja, fazer dinheiro, o que cria a noção de que eles têm de encontrar formas dea consegui-lo, têm de transformar “algo” em dinheiro.

Isso passa pelo entendimento do modelo de negócios que estamos vivenciando atualmente, bem diferente do que ocorria há 50 anos, por exemplo.

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas desempenha um trabalho intelectual. O trabalho braçal, que tem sido terceirizado ou automatizado, em alguns casos.

Outra mudança está relacionada ao emprego. Dificilmente uma pessoa ingressa numa empresa e permanece na mesma instituição até a aposentadoria.

As empresas buscam pessoas que serão úteis para determinado projeto e as pessoas buscam oportunidades onde existem novos desafios e melhores recompensas. Por isso há tanta rotatividade.

No novo Modelo de Negócios do mundo Moderno já não se considera vital o diploma, ainda que ele tenha seu valor. Porém o real valor hoje é a capacidade de aprendizado, como cada pessoa é capaz de utilizar a teoria que aprende. Cada vez mais vem sendo valorizada a capacidade de produção de cada um, a capacidade de gerar valor.

Você não tem culpa alguma de não entender sobre dinheiro e riqueza. Não é sua culpa não ter sido ensinado sobre educação financeira.

Por outro lado, é 100% sua responsabilidade aprender sobre dinheiro e riqueza e como se comportar em relação a dinheiro e riqueza.

Não é sua culpa não saber de algo, mas é sua responsabilidade descobrir como aprender.

Aceitar isso é o primeiro passo para seu amadurecimento financeiro.

Pense sobre isso e continue acompanhando meus textos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://ednacassiano.com.br/wp-content/uploads/2016/12/woman.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}