Gerencie sua vida com Eficiência e Eficácia

Segundo Peter Drucker, a eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima. Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial.

Confundimos esses conceitos porque nas duas definições as palavras praticamente se repetem, apenas a ordem muda.

Imagine você fazendo sua refeição. Você define a hora em que vai comer, o que vai comer, escolhe os ingredientes e aplica-se a cozinhar. Qual é a sua preocupação?

Você tem que ser eficiente, ou seja, deve fazer as coisas de forma certa com o menor uso de recursos e tempo possível, tem que dominar o processo, ser habilidoso e rápido, se estiver com fome. Isso é eficiência, fazer as coisas de forma certa. É diferente de eficácia, que significa fazer com que as coisas certas sejam feitas.

Nesse exemplo o cozinheiro que é você, em virtude de trabalhar sozinho, eficiência e eficácia se sobrepõem.

O conceito de eficácia surge quando há divisão de tarefas entre pessoas, quando aparece a possibilidade de se fazerem coisas que não sejam importantes, que não sejam as coisas certas. E essas podem ser feitas com muita eficiência, mesmo sendo desnecessárias. Então, uma das responsabilidades de quem gerencia é definir o que será feito, eliminar tarefas desnecessárias e priorizar as elencadas.

No caso da sua cozinha, a probabilidade de você se empenhar em fazer as coisas que não são certas é mínima, pois seu universo de trabalho é muito simples; não há divisão de tarefas, você faz tudo. Não há necessidade de gerência, que surge quando há separação ou distribuição de tarefas entre pessoas. Nesse caso, o objetivo final, o resultado a ser alcançado, pode não ficar bem nítido para todos. Um bom gerente procura esclarecer sobre o que será feito e para que.

O papel do gerente é levar as pessoas a fazer as coisas certas (eficácia), com a maior eficiência possível (menor uso de recursos, tempo, etc).

Em termos pessoais e profissionais como você está gerenciando sua vida? Consegue desvenciliar-se do que é desnecessário, escolher as coisas certas para o atingimento dos seus objetivos e fazer isso utilizando bem os recursos materiais, o tempo e o orçamento dos seus projetos? Você é eficiente e eficaz?

Assista ao vídeo relacionado ao tema Gerencia sua vida com Eficiência e Eficácia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://ednacassiano.com.br/wp-content/uploads/2016/12/woman.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}