O que você quer é mais dinheiro ou liberdade para fazer escolhas?

O que você quer é mais dinheiro ou liberdade de fazer escolhas? Já parou para pensar nisso? Tem muita gente ralando, trabalhando muito, horas e horas e horas sem ter muita clareza entre essas duas coisas. A pessoa pode desgastar-se muito e não ver o resultado que espera por causa da falta dessa distinção.

Uma das coisas que caracteriza o ser humano maduro é a capacidade de perceber as implicações financeiras de seus atos.

E as implicações financeiras são tremendamente importantes, pois para as pessoas em geral, dinheiro é uma das coisas mais relevantes.

No mundo em que vivemos, é o dinheiro que nos permite ter liberdade de ir e vir, de fazer o que quisermos, de ter opções.

Você conhece algum problema que se agrave pelo fato de se ter mais dinheiro? Eu também não. Eu Nunca vi alguém dizer “se eu tivesse menos dinheiro, minha vida seria melhor”.

Um bilionário americano chamado Robert Cox tem uma definição muito interessante sobre Liberdade Financeira.

“A pessoa financeiramente livre é a que pode comprar uma passagem aérea para qualquer lugar do mundo e permanecer ali, pelo tempo que quiser.”

A julgar por essa definição, são mesmo muito poucas pessoas que têm plena liberdade financeira neste mundo…

A esmagadora maioria dos seres humanos, aliás, é muito limitada pelas condições financeiras.

Há uma imensa quantidade de dinheiro em circulação pelo mundo, disponível para todos os que souberem acessá-lo.

Qualquer pessoa capaz de gerar uma ideia ou produto atraente pode alcançar sua parte nesse dinheiro circulante, mas poucos são os que têm conhecimento e maturidade para isso. Poucos são, inclusive, os que se preocupam com isso ou têm consciência de que precisam disso.

Na verdade, o que falta à maioria das pessoas é alfabetização financeira. Isso mesmo: o bê-a-bá, o básico sobre como lidar com o dinheiro: acessá-lo, investi-lo e gastá-lo. Eu sei que a expressão é forte, mas pense, a grande maioria das pessoas na nossa cultura não recebem nenhuma orientação financeira na sua fase de educação fundamental.

O ideal seria que tivéssemos uma educação financeira desde cedo na vida, mas não é o que acontece normalmente.

Pense a respeito do para que você quer ter dinheiro. Você pode enumerar uma série de coisas, mas perceba se ao final dessa lista, olhando com cuidado, a resposta resumida pode ser: Eu quero ter liberdade para fazer escolhas na minha vida.

E esse é um desejo legítimo. Vivemos num mundo concreto onde boa parte das nossas necessidades serão supridas à partir da utilização do dinheiro, logo, se você se sente desconfortável em declarar que dá valor ao dinheiro e que o entende como instrumento para obter liberdade para fazer escolhas, leia o texto anterior e tente identificar as crenças sobre dinheiro que podem estar te limitando e distanciando você da liberdade que lá no fundo é o que você deseja.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://ednacassiano.com.br/wp-content/uploads/2016/12/woman.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}