Poder Pessoal, o que é isso?

Você talvez tenha ouvido falar em poder pessoal, empoderamento pessoal e não saiba exatamente o que isso quer dizer. Eu quero falar com você sobre este tema.

Todos nós temos em nós mesmos o incrível poder de ser de realizar tudo o que imaginamos, nos focamos e nos dispomos a desempenhar. Isso é inato. Esse poder se deve ao fato de que estamos nesta existência, ocupando um espaço que ninguém mais pode ocupar e termos um conjunto de elementos que nos habilitam a viver a nossa existência plenamente.

Acontece que no nosso processo de formação, que tem uma enorme variedade de interferências, imposições e orientações, acabamos nos distanciando desses elementos naturais dos quais somos constituídos e passamos boa parte, senão toda a vida, tentando ser alguma coisa diferente. Nós aprendemos sobre o TEM QUE.

Você tem que falar de uma certa forma, aprender um determinado conteúdo, assumir uma profissão, se comportar de uma determinada maneira, você não deve se expressar de uma certa forma, você TEM QUE atender as expectativas dos outros. Muitas vezes, até, de pessoas com as quais você nem considera importantes para você.

Carregar a carga de outros, atender as necessidades dos outros, lidar com todo mundo atendendo ao que eles esperam, assumir papéis e desempenhá-los o tempo todo, cansa. Isso pesa!

Quando a pessoa percebe, nem ela própria consegue discernir aquilo que a faz feliz, que a faz sentir leve, que a conecta com o melhor dela mesma. Essa pessoa perdeu seu poder pessoal.

O Poder pessoal de alguém se expressa quando ela sente a liberdade de ser quem ela gosta de ser, quem ela é, livre de culpa. As pessoas vivendo sua verdade, se expressando na vida com liberdade manifestam seu poder pessoal. O poder de serem mais atraentes, mais cativantes, mais vibrantes, energeticamente mais presentes na vida que estão vivendo. Elas não estão se esforçando, elas estão livres e leves e aquilo a que elas se dispõem a fazer flui muito naturalmente.

Esse ponto da vida, de maior liberdade, pode nunca acontecer para algumas pessoas e para outras durante fases diferentes da vida isso vai se tornando possível, vai acontecendo. Às vezes, isso acontece em determinadas instâncias da vida, onde a pessoa se sente mais solta, menos oprimida pelas requisições das outras pessoas, dos compromissos com os quais ela se envolve. Depois elas podem ir ampliando essa liberdade e vivendo a vida de uma maneira mais autêntica, mais consciente.

Poder pessoal é resultado da libertação da escravidão das expectativas alheias, mas não apenas isso. É a libertação das expectativas próprias criadas por uma idealização de si mesmo. Da necessidade de ser um personagem criado para atender as necessidades dos demais e com isso sentir-se aceito e valorizado.

O Poder Pessoal se caracteriza por um estar à vontade consigo mesmo, valorizar o fato de simplesmente existir, valorizar suas forças e fragilidades e seguir pela vida ciente das possibilidades de crescimento que incluem sim os  relacionamentos que fez e que fará. O mais bacana é sentir as relações sem carregar culpa, sem assumir expectativas externas que tenha que atender, sem sentir-se um super-herói, apenas estando bem, sendo que é. Contribuindo com a vida, com tudo e com todos na medida das suas possibilidades, sem agredir-se, sem manipular, sem pretensões que não sejam as da gratuidade e do crescimento pessoal e conjunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://ednacassiano.com.br/wp-content/uploads/2016/12/woman.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}